Maria
Eunice Costa Rodrigues[1]
Há muitos anos, a sociedade
conviveu com o ensino tradicionalmente presencial, com livros, cadernos,
carteiras escolares em fila, sala de aula apenas com quadro-giz e o professor, embora
em sala, se mantinham distante dos alunos. Romper com esse paradigma não é uma
tarefa fácil para os sistemas educacionais e principalmente os agente que fazem
educação.
O surgimento de inúmeras
ferramentas de informação e comunicação como a TV, o computador, notebook, a
internet, iPod , Tablet, Youtube disponíveis na sociedade, tem mudando essa
realidade. POZO, 2009 (s/p) ele diz que
“a imprensa tornou possíveis novas formas de ler, as quais, sem dúvida,
mudaram a cultura da aprendizagem”.
Assim também os problemas tem se
intensificado por motivo de que a maioria dos educadores não possui uma
cultura midiática , e os alunos são de uma geração digital. O conflito
nas escolas surge em detrimento dessa dicotomia. É verdade que não se pode ignorar essa
realidade e em que estamos vivendo em uma sociedade , digo, não do
conhecimento, mas especialmente da informação.
Mudar as forma de ensinar e aprender exige
esforço não só dos profissionais da educação, mas também das estruturas
organizacionais do sistema de ensino, em
oportunizar a todos, como capacitação
para professores, equipar as escolas com recurso tecnológicos, o que torna
difícil para o estado manter, devido as inovações serem constante, nesse
sentido os recurso ficam absoletos e a escola como afirma (POZO, 2009):
já não pode
proporcionar toda a informação relevante, porque esta é muito mais volátil e
flexível que a própria escola, o que se pode fazer é formar os alunos para
terem acesso e darem sentido à informação, proporcionando-lhes capacidades de
aprendizagem que lhes permitam uma assimilação crítica da informação (Pozo e
Postigo, 2000).
Referência
Artigo “A sociedade da
aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento”, de Juan
Ignacio Pozo. http://cursoproinfo100h.blogspot.com/2009/03/sociedade-da-aprendizagem-e-o-desafio.html
[1]
Pedagoga, especialista em informática Ana Educação, mestre em Ciências da
Educação, Professora da rede pública do estado do Tocantins. Técnica da
Educação Fiscal e professora da Educação
Superior.
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