segunda-feira, 26 de março de 2012

NOVAS FORMAS DE APRENDER E ENSINAR NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO



Maria Eunice Costa Rodrigues[1]
Há muitos anos, a sociedade conviveu com o ensino tradicionalmente presencial, com livros, cadernos, carteiras escolares em fila, sala de aula apenas com quadro-giz e o professor, embora em sala, se mantinham distante dos alunos. Romper com esse paradigma não é uma tarefa fácil para os sistemas educacionais e principalmente os agente que fazem educação.
O surgimento de inúmeras ferramentas de informação e comunicação como a TV, o computador, notebook, a internet, iPod , Tablet, Youtube  disponíveis na sociedade, tem mudando essa realidade.  POZO, 2009 (s/p) ele diz que “a imprensa tornou possíveis novas formas de ler, as quais, sem dúvida, mudaram a cultura da aprendizagem”.
Assim também os problemas tem se intensificado por motivo de que a maioria dos educadores não possui  uma  cultura midiática , e os alunos são de uma geração digital. O conflito nas escolas surge em detrimento dessa dicotomia.  É verdade que não se pode ignorar essa realidade e em que estamos vivendo em uma sociedade , digo, não do conhecimento, mas especialmente da informação.
 Mudar as forma de ensinar e aprender exige esforço não só dos profissionais da educação, mas também das estruturas organizacionais do sistema de ensino,  em oportunizar  a todos, como capacitação para professores, equipar as escolas com recurso tecnológicos, o que torna difícil para o estado manter, devido as inovações serem constante, nesse sentido  os recurso ficam absoletos  e a escola  como afirma (POZO, 2009):
já não pode proporcionar toda a informação relevante, porque esta é muito mais volátil e flexível que a própria escola, o que se pode fazer é formar os alunos para terem acesso e darem sentido à informação, proporcionando-lhes capacidades de aprendizagem que lhes permitam uma assimilação crítica da informação (Pozo e Postigo, 2000).

Referência
Artigo “A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento”, de Juan Ignacio Pozo. http://cursoproinfo100h.blogspot.com/2009/03/sociedade-da-aprendizagem-e-o-desafio.html


[1] Pedagoga, especialista em informática Ana Educação, mestre em Ciências da Educação, Professora da rede pública do estado do Tocantins. Técnica da Educação Fiscal  e professora da Educação Superior.

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